O projeto final da disciplina de UI/UX Design exigiu que aplicássemos as principais técnicas de design aprendidas ao longo do curso para desenvolver um aplicativo mobile. Nossa equipe decidiu criar o Divertidamente, um aplicativo educacional voltado para ajudar crianças com dificuldades na alfabetização.
Definindo a Ideia do Produto
Inspirados na animação "Divertida Mente", nossa ideia foi criar uma solução que combinasse jogos lúdicos com elementos educacionais. O Divertidamente facilita o aprendizado de leitura e escrita, utilizando associações entre cores, formas, sons e palavras para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças de 5 a 8 anos.
Etapas do Desenvolvimento
Lean Inception: Realizamos uma Lean Inception para definir o MVP (Produto Mínimo Viável) do aplicativo. Identificamos as funcionalidades essenciais, como os jogos multisensoriais, que formam a base do nosso app.
Wireframes e Protótipos: Utilizamos o Figma para desenhar os wireframes e prototipar a interface. Trabalhamos com uma paleta de cores que mistura tons de roxo, azul e amarelo para transmitir um ambiente lúdico e tranquilo, ideal para o público infantil. A escolha de cores foi baseada em estudos de psicologia infantil para garantir que as crianças se sentissem seguras e engajadas no processo de aprendizado.
Funcionalidades do MVP
- Jogos Multissensoriais: Jogos que relacionam sons, formas, cores e palavras para ajudar no desenvolvimento cognitivo.
- Dicas Visuais e Auditivas: Ferramentas que guiam as crianças no aprendizado, facilitando o progresso.
- Recompensas: Incentivos que mantêm as crianças engajadas e motivadas a continuar jogando e aprendendo.
- Desafios: Os jogos são adaptados ao progresso da criança, oferecendo níveis de dificuldade e rankings para tornar o aprendizado mais dinâmico.
Resultados Esperados
Nosso objetivo é ter 100 crianças utilizando o aplicativo ativamente em até um mês e alcançar 200 downloads nas lojas de aplicativos. Também esperamos que ao menos 20 professores recomendem o Divertidamente a seus alunos no mesmo período.
Algumas telas do nosso aplicativos podem ser vistas a seguir.
A parte da gamificação e ranking não foi implementado nesse primeiro momento, mas é uma ideia que foi discutida em equipe. Outro recurso pensado foi o limite de tempo de tela, já que lidaríamos com crianças e a ideia não é que os jogos substituam os aprendizados adquiridos na vida real ou se tornem um vício.
Para acessar o protótipo clique aqui.
Conclusão
O Divertidamente não só aborda um problema importante na educação infantil como também utiliza elementos de gamificação para tornar o aprendizado mais atrativo e acessível. Ao aplicar as técnicas de UI/UX design no desenvolvimento desse aplicativo, conseguimos criar uma experiência interativa e envolvente, que esperamos que traga um impacto positivo na alfabetização de crianças.